Siría Profecias Biblicas



O conflito na Síria e a decisão dos Estados Unidos de atacar uma base militar no interior do país está despertando um intenso debate teológico sobre a ligação que estes acontecimentos podem ter com a Bíblia Sagrada.
Enquanto alguns encaram a crise atual como uma evidência das profecias bíblicas, outros condenam essa conexão como irresponsável.
Um dos defensores dos cumprimentos bíblicos é o autor americano Joel Rosenberg, que aponta a importância de trechos bíblicos como Isaías 17 e Jeremias 49, que prevêem a destruição de Damasco, capital da Síria.
“Estamos vendo o desfecho de Damasco… Será esse o prelúdio para o cumprimento dessas profecias? Nós não sabemos, mas Damasco é a cidade mais antiga a ser habitada continuamente no planeta”, disse Rosenberg.
Desde o início da guerra civil que está em curso na Síria desde 2011, questionamentos sobre as profecias bíblicas começaram a surgir no meio evangélico. “O profeta Ezequiel escreveu há 2.500 anos que, nos últimos dias da história, a Rússia e o Irã vão formar uma aliança militar para atacar Israel a partir do norte”, lembra Rosenberg. “Os estudiosos da Bíblia se referem a este conflito escatológico, descrito nos capítulos 38 e 39 do livro de Ezequiel, como a Guerra de Gogue e Magogue”.
Para aqueles que acreditam que a Síria irá desempenhar um papel fundamental no cenário do fim dos tempos, Rosenberg ressalta que Isaías 17:1-3: “Advertência contra Damasco: ‘Damasco deixará de ser cidade; e se tornará um monte de ruínas. Suas cidades serão abandonadas; serão entregues aos rebanhos que ali se deitarão, e ninguém os espantará’”.
Rosenberg defende que estas profecias ainda não foram cumpridas. “Damasco é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do planeta. Ela foi atacada, sitiada e conquistada, mas nunca foi completamente destruída e desabitada”, argumenta.
Vamos ao texto bíblico:
Eis que damasco deixara de ser cidade e se tornara um montão de ruinas, isso foi o que disse Isaias o profeta no capitulo 17 e vesiculo 1.
Alguns dizem qua a profecia foi cumprida quando os Assirios derrotaram os sírios e ocuparam sua capital Damasco, em 732 A.C.
A atual situação a Siria que vemos nos versos de Isaisas pode ser algo que esta ocorrendo na atualidade, porem é preciso cautela para interpretação destes textos bíblicos. No dia 7 de abril na madrugada os EUA lançou 59 misseis de cruzeiro tomohawk de dois destroieres no mar Mediterrâneo contra Shayrat, base aérea Syrian, com intenção de acertar a instalação militar, esta base militar foi onde as forças do governo sírio lançou armas químicas contra a cidade de Khan Shaykhun. A síria viu isso como um ato de agressão. No dia 11 de setembro estaria prevista uma votação do senado dos EUA, onde se aprovaria uma resolução para autorizar um ataque militar contra a síria, mas foi suspensa, depois que o governo de Bashar al assad declarou que entregaria seus arsenais químicos sob controle internacional.

Agora quanto a profecia de Isaias sobre a Siria, Devemos ter muito cuidado com essas correntes sensacionalistas que só querem atrair, que só buscam chamar a atenção. É necessário entender um texto no seu contexto”, aconselhou o sacerdote.
Veja o que diz A Dra. Candida Moss, professora de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo na Universidade de Notre Dame, ela observou que Damasco foi uma cidade repetidamente conquistada.
Ela disse que:“Isaías viveu e escreveu no oitavo século antes de Cristo e estudiosos acreditam que a profecia original sobre a conquista de Damasco foi cumprida pelos assírios, em 732 a.C. Mas essa não foi a única vez que Damasco passou por conflitos”
A especialista lembra que Damasco também foi conquistada por outros governantes, incluindo o rei babilônico Nabucodonosor e Alexandre, o Grande. Ela também explica que, no século 7 a.C., Damasco estava em meio a um cerco muçulmano liderado pelo general Khalid ibn al-Walid. Mais tarde, na virada do século 15, os exércitos turco-mongóis de Tamerlão a conquistaram, matando toda a sua população — que tiveram suas cabeças cortadas e incluídas numa torre construída por eles.

Comentários