Lilith a mãe de todos os demônios

Uma teoria muito popular é a de que Lilith teria seido a primeira mulher de Adão haviaseido criada antes de Eva, veja:



em Gnesis 1 27 nos temos o seguinte

“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Agora observe que fato curioso, este vrsiculo que acabamos de ver é do capituo 1, só que mais na frente no capitulo 2,18 Deus percebe que adão esta sozinho e criam uma mulher, como assim? vejam:

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” Gênesis 2:18.

idône significa que seja adequada ou apropriada.

Vejam que fato curioso, no capitulo 1 entendemos que Deus criou o ser humano fazendo-o macho e fêmea, ja no capitulo 2 ele cria uma mulher não do barro mais da costela de Adão.

vejam:

"E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.". Gênesis 2:22

Da pra suspeitarmos de que houve um corte ou uma edição no textoa muito tempo atrás, continuando no capitilo 1 apos ter dito criado o homem e  mulher no vesiculo seguinte no 28 o autor ainda complementa dizendo:

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra ..." Gênesis 1:28

Será que Eva ja teria sido criada no capitulo 1, ou so foi criada no capitulo 2, reparem como adão fica satisfito com relação a mulher criada de sua costela:

--"Disse então o homem: Esta sim (ou ‘agora sim’, em algumas versões), é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." Gênesis 2:23



Enfim continuemos com as teorias:

Alguns crêem que ela seja a propria serpente que tentou Eva, e também a mulher que tria casado com Caim: vejam:

--E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

Lembre-se que nessa epóca além de Eva não havia outra mulher na terra, o que dar a entender que essa mulher também seria Lilith.

Pra quem acha que Lilith não é citada na biblia, sugiro que olhe em Isaias 34:14, é a unica mensao biblia onde temos citado a palavra Lilith, se você tiver uma biblia um pouco mais antiga vá agora mesmo da uma olhada, se ainda esta com esse nome, porque atualmente as novas edições estão trocando o nome dela por coruja, bruxa, ou animal noturno.

--14 E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.

durante o Concílio de Trento (ou muito antes disso), a Igreja Católica retirou as menções a Lilith do Gênesis, e teria deixado seu nome passar apenas nesse versículo em Isaías.



Voltando-se para a tradução judaica a figura de Lilith é bastante conhecida por torna-se um demonio, Lilith não se submeteu à dominação masculina. A sua forma de reivindicar igualdade foi a de recusar a forma de relação sexual com o homem por cima. Por isso, fugiu para o Mar Vermelho. Adão queixou-se ao Criador, que enviou três anjos em busca da noiva rebelde. Os três anjos eram Sanvi, Sansanvi e Samangelaf. Os emissários do Senhor tentaram em vão convencer à fujona. Ameaçaram afogá-la no mar. (...) Lilith foi transformada em um demônio feminino, a rainha da noite, que se tornou a noiva de Samael, o Senhor das forças do mal. (...), ela teve também varias crias com este demônio e se tornou a mãe de todos os monstros./  Lilith seria uma figura sedutora, de longos cabelos, que voa à noite, como uma coruja, para atacar os homens que dormem sozinhos. As poluções noturnas masculinas podem significar um ato de conúbio com a demônia, capaz de gerar filhos demônios para a mesma. As crianças recém-nascidas são as suas principais vítimas. A crença em Lilith, durante muito tempo, serviu para justificar as mortes inexplicáveis dos recém-nascidos. (...) Finalmente, uma outra tradição judaica afirma que a lendária rainha de Sabá que teria visitado Salomão nada mais era do que Lilith. O sábio rei, contudo, descobriu a artimanha, ao levantar a saia da rainha e constatar que as suas pernas eram peludas.”






Comentários

Postar um comentário