doença rara chamada prosopometamorfopsia

 Possessão por entidades impuras ou doença mental? Cientistas descrevem o que um homem vê quando percebe pessoas como demônios





Algumas pessoas veem demônios assustadores e distorcidos no rosto de outras pessoas por causa de uma doença rara chamada prosopometamorfopsia (PMO). Essa condição faz com que a pessoa veja os rostos de outras pessoas com formas, cores, tamanhos e posições dos traços faciais alterados.

Agora, em um novo artigo no The Lancet, pesquisadores revelaram o que as pessoas com PMO veem quando olham para os outros. Este é o primeiro estudo a apresentar imagens fotorrealistas das distorções faciais observadas por pessoas com PMO.

Prosopometamorfopsia (do grego: prosopon – rosto, metamorphoun – mudar de forma, opsis – visão) é um distúrbio raro da percepção visual, que se expressa em uma percepção distorcida do rosto humano. As pessoas podem perceber rostos como se estivessem fazendo caretas, alongados, parecendo mais velhos ou mais jovens do que realmente são, ou até mesmo como demônios e dragões. A duração da doença pode variar de alguns dias a vários anos.

Cientistas do Dartmouth College (EUA) descreveram um caso único de um paciente com PMO, o que permitiu, pela primeira vez, descrever com precisão e realismo as distorções faciais percebidas por uma pessoa com essa doença. O homem, de 58 anos, não vê nenhuma distorção em rostos humanos quando os olha em uma tela ou papel. Mas, se ele vê uma pessoa ao vivo, o rosto dela é percebido como "demoníaco".

Normalmente, a PMO causa distorções faciais em qualquer situação, então este caso é raro, e os cientistas usaram isso a seu favor. No estudo, os cientistas mostraram ao paciente uma foto de um rosto e depois a pessoa real na tela do monitor. O paciente descreveu em tempo real as distorções que percebia ao olhar para a pessoa viva, e os cientistas usaram um programa para adicionar essas distorções à imagem no computador até que correspondessem à descrição.

"Em outros estudos sobre essa condição, os pacientes com PMO não conseguem julgar a precisão das visualizações das suas distorções, porque a visualização também é um rosto, e os pacientes o percebem como distorcido também. Durante o processo, conseguimos visualizar em tempo real a percepção das distorções faciais do paciente", explicou Antonio Mello, autor do estudo.

Os autores apontam que os médicos frequentemente dão aos pacientes com PMO diagnósticos errôneos. "Ouvimos falar de muitas pessoas com PMO que foram diagnosticadas com esquizofrenia por psiquiatras e receberam medicamentos antipsicóticos, mesmo que a condição esteja relacionada ao sistema visual", explicou Brad Duchesne, coautor do estudo.

Segundo os autores, o estudo ajudará a aumentar a conscientização sobre o problema da prosopometamorfopsia. "E muitas vezes as pessoas que têm PMO não contam aos outros sobre seu problema de percepção facial porque têm medo de que pensem que as distorções são um sinal de um transtorno mental", diz Duchesne. "É um problema que as pessoas frequentemente não entendem."

Introdução Tabloide sobre Demônios

Depois de ler este artigo, muitos podem pensar que é simplesmente um artigo interessante do The Lancet. No entanto, jornais como New York Post, The Sun, Mirror, LBC e outros 33 jornais/revistas escreveram sobre o mesmo tema. Os cientistas do The Lancet dizem que ver rostos horríveis ao redor é uma doença rara, mas essa doença poderia ser mais comum do que pensamos.

Algumas pessoas que não têm interesse em psiquiatria, demônios ou teorias da conspiração fazem observações interessantes. Eles lembram imagens medievais de espíritos malignos e falam de místicos que disseram que, antes do fim do mundo, todos os demônios sairão do inferno e viverão entre as pessoas.

Ufólogos e teóricos da conspiração também relatam avistamentos de pessoas estranhas que parecem híbridos de humanos e alienígenas, ou alienígenas usando máscaras de borracha.

Agora, coincidentemente, todos os tabloides começaram a escrever sobre a presença de algum tipo de demônios na população humana. Aparentemente, o problema está se tornando mais sério, e em breve, cada segunda pessoa que você encontrar estará usando uma máscara de borracha. E se um dos humanos reais reagir fortemente a isso, ele será diagnosticado com PMO e enviado para um hospital psiquiátrico.

Comentários